Depois de quase dois anos, a ampliação da cobertura da iluminação pública em Joinville tem chance de voltar neste ano. O último contrato que previu a expansão foi concluído em outubro de 2020, ainda na administração anterior. No governo Adriano Silva, a iluminação está no início do segundo contrato da atual gestão, mas os serviços são apenas de manutenção, para substituição de lâmpadas queimadas, entre outros dispositivos.

Continua depois da publicidade

> Com inflação maior, receita de Joinville com a Cosip volta a crescer

​> ​​​​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A retomada da ampliação de rede e da modernização (uso da tecnologia LED, por exemplo), ficariam para a futura PPP da iluminação pública. O BNDES foi contratado para prestar consultoria sobre a parceria. No entanto, ainda vai tempo para o edital da PPP ser lançado, com possibilidade de a empresa a ser contratada assumir o serviço no final de 2023 ou início de 2024.

Por isso, com cobranças pela retomada, está sendo preparado uma concorrência para a expansão, com lançamento do edital no segundo semestre. Serão pelo menos 3,5 mil pontos a mais em Joinville. Hoje, são em torno de 58 mil pontos. O reforço na iluminação nas praças já está previsto no atual contrato de iluminação, mas será incluído no edital da expansão.

Continua depois da publicidade

> Joinville já tem estudos em andamento sobre recuos de cursos d’água

> Udesc de Joinville aponta o que será feito em áreas doadas pela prefeitura

> Joinville recorre a contrato emergencial para reparos em ruas com obras de água e esgoto

> Joinville tem proposta de rodízio de carros e motos em corredores de ônibus

> Proposta sobre startups em Joinville tem mudanças na Câmara