O governo federal reconheceu a situação de emergência em Joinville provocada pelas chuvas em agosto. Com a publicação da portaria pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, a prefeitura se habilita a receber recursos da União para reparos provocados pelas chuvas. Além disso, fica mais próxima a liberação do saque do FGTS para os atingidos pelos alagamentos – o eventual calendário de autorização ainda precisa ser elaborado pela Caixa em parceria com o município.

Continua depois da publicidade

> Chuva causa deslizamentos, interdição e cancelamento de aulas no Norte de SC; veja imagens

> ​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil foi decretado pela prefeitura de Joinville em 11 de agosto. Em 48 horas, choveram 220 milímetros, com alagamentos em diferentes bairros da cidade. A região mais atingida foi a Oeste, nos bairros Vila Nova, Nova Brasília e Morro do Meio. O Jardim Sofia, ao Norte, também enfrentou transtornos.

No mês passado, a prefeitura de Joinville informou que o reconhecimento do estado de emergência é uma das etapas para a liberação do FGTS. Uma das próximas fases é a publicação dos endereços atingidos pelos alagamentos e demais impactos. Após esse procedimento, será possível o saque, a ser autorizado pela Caixa. A prefeitura vai divulgar as próximas etapas.

Continua depois da publicidade

> Criação de empregos em Joinville tem liderança na faixa até 24 anos

> Boletim aponta Joinville sem nenhum paciente em UTI com Covid

> Decisão judicial suspende obras em estrada no Norte de SC

> Expansão urbana de 2,6 mil hectares na zona Sul voltará à pauta em Joinville

> Com construção de prédios mais altos, Joinville tem mais receita com outorga

> Ação do MP quer a derrubada de citação de nomes de vereadores em leis de Joinville

Destaques do NSC Total