O agravamento da pandemia continua em Joinville e agora são 259 pessoas internadas devido à Covid-19. São 106 pacientes em UTI e os demais em enfermarias. O município vem admitindo risco de colapso no sistema de saúde público e privado. Nesta segunda-feira, a prefeitura de Joinville mudou o formato de divulgação do boletim diário sobre as internações, separando as informações dos pacientes adultos dos dados dos pacientes infantis. Dessa forma, o índice de lotação dos leitos adultos, onde a demanda é maior, aparece de forma isolada, sem “diluição” com os leitos infantis.

Continua depois da publicidade

> Joinville limita horário do comércio e determina toque de recolher em novo decreto

> Toque de recolher de Joinville tem previsão de multa

> Joinville limita horário do comércio e determina toque de recolher em novo decreto

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

Com a mudança, a ocupação nos leitos Covid-19 de UTI, incluindo ainda quem está aguardando o resultado de exames e ou teve suspeitas descartadas (mas continua em tratamento por outra enfermidade), chega a 95% em Joinville. Nos leitos de enfermaria, está em 87%.

O crescimento das internações tem se repetido desde o final da semana passada. Ao final de fevereiro, eram 196 pessoas internadas – ou seja, o contingente de internados cresceu em 63 pessoas em pouco mais de uma semana. A Secretaria de Saúde de Joinville não chega a apontar um prazo para as internações começarem a cair. No ano passado, o maior número de pessoas em atendimento hospitalar por causa do coronavírus foi observado em agosto, com 202 internados.