Pelo segundo ano consecutivo, Itajaí mantém a liderança no ICMS em Santa Catarina: em 2025, a cidade litorânea vai receber o maior índice de retorno do tributo estadual, com 8,17% do montante distribuído aos municípios. Líder até 2023, Joinville reduziu a diferença, alcançado índice de 7,87%, mas permanecendo em segundo lugar. Os índices definitivos para o ano que vem foram publicados pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O cálculo do índice de cada município é baseado na movimentação econômica de dois anos anteriores. Assim, os dados de 2025 têm origem no desempenho das cidades em 2023. A definição da fatia do ICMS leva em conta o desempenho em indicadores educacionais. Uma parcela de 15% do montante arrecadado com o tributo é dividida de forma igualitária entre os municípios.

As cidades de SC com os maiores índices em 2025

Houve mudanças no ranking dos municípios com maior retorno. Jaraguá do Sul, atual quinta colocada, subirá em 2025 para a quarta posição, atrás de Itajaí, Joinville e Blumenau (confira ranking acima). Araquari será a novidade entre os dez municípios de Santa Catarina com os maiores índices do ICMS. Quem vai deixar o G-10 no ano que vem será uma cidade do Norte, São Francisco do Sul: o município litorâneo passará da 9ª para a 14ª colocação – o índice cairá de 1,6% para 1,2%.

Continua depois da publicidade

Em ação do MP, Justiça derruba lei de cidade de SC sobre verba indenizatória para médicos

Como reabertura de canal fechado em 1935 em ilha de SC pode ajudar na renovação das águas

Edital dá passo para “nova” ferrovia no Norte de SC

Qual deve ser a ave símbolo de Joinville; confira espécies “candidatas”

Após encontrar “saída” para desapropriações, Joinville vai concluir duplicação de avenida

Qual a obra apontada como prioridade em macrodrenagem em Joinville

Futuro porto em cidade que mais cresce em SC terá operações em três segmentos