nsc
    nsc

    Expectativa

    Joinville ainda sem prazo para ganhar novo parque

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    26/12/2020 - 09h41
    Projeção mostra futuro Parque Piraí, investimento agora fora dos planos da prefeitura de Joinville
    Projeção mostra futuro Parque Piraí, investimento agora fora dos planos da prefeitura de Joinville (Foto: Divulgação)

    Com a troca de governo, a prefeitura de Joinville vai mudar o enfoque sobre novos parques. Em 2013, o governo Udo Döhler iniciou com objetivo de concluir os parques previstos no programa com o Fonplata e abertura de visitação do Parque Ecológico Rolf Colin, no interior de Joinville. Como o Rolf Colin se trata de área de preservação permanente, o novo parque passou a ser previsto para espaço no Vila Nova.

    > PAC de R$ 100 milhões em Joinville: o que ainda falta fazer e o que não sai mais

    > Três novas pontes de Joinville ainda sem data; uma até saiu do PAC

    > Joinville tem 107 ruas mapeadas para recape ou pavimentação; veja lista

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    No entanto, a ideia foi abandonada formalmente em 2020, sendo retirada do empréstimo contratado junto ao BID. A justificativa foi falta de dinheiro para bancar todas as obras com o empréstimo assinado em 2017. Assim, os recursos serão usados na drenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim e em saneamento no Vila Nova.

    Adriano Silva entende que o futuro parque deve ser criado ao longo do Cachoeira, o já conhecido parque linear, também defendido por Udo Döhler e prefeitos anteriores, mas sem sair do papel. A compra do Moinho Joinville comprado pela Fiesc reforçou a ideia do parque linear, já que fica próximo ao Mercado Público e à área de empresa a ser destinada para lazer. Mas não há como prever quando será possível a formação de um parque nessa região.

    Na campanha, Adriano se disse contra a criação de parque longe da área urbana por causa dos custos de manutenção e tempo gasto pelos visitantes – que acabam escolhendo outro destino. Além do parque linear, Adriano quer também o Via al Mare, um parque flutuante junto à Baía da Babitonga, perto do Porta do Mar, no Espinheiros.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas