O agravamento da pandemia em Joinville vai levar a prefeitura a anunciar um conjunto de novas restrições nesta segunda-feira, com entrada em vigor a partir de quarta-feira. As novas regras não foram anunciadas neste domingo, após reunião do gabinete de crise, para que os cinco comitês temáticos sobre o coronavírus serem ouvidos e porque há o feriado de terça-feira (aniversário de Joinville). A prefeitura não adiantou nenhuma das medida em estudo.
Continua depois da publicidade
> Internações em Joinville por Covid-19 têm novo aumento
> Joinville terá mudança inédita no atendimento dos postos de saúde
> Todas as regiões de SC têm risco gravíssimo para coronavírus pela 2ª semana seguida
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Continua depois da publicidade
Até o final da semana passada, a administração municipal vinha apontando as atuais medidas de restrição como suficientes, desde que cumpridas – por isso a insistência na fiscalização. No entanto, o agravamento da pandemia, com aumento de internações nos últimos dias, fez a prefeitura se decidir por novas restrições. Em uma semana, o número de internados passou de 206 para 242.
> Alunos e profissionais de escola de Joinville testam positivo para Covid-19
> União terá que requisitar leitos privados em qualquer lugar do país para pacientes de SC
Em material distribuído à imprensa no início desta noite, a prefeitura cita a possibilidade de “iminente colapso das unidades de saúde da rede pública e privada” para justificar o encontro emergencial do gabinete de crise neste domingo e a preparação das novas medidas. “Sem dúvida, chegamos ao ponto mais crítico desde o início da pandemia”, alegou o prefeito Adriano Silva, conforme a assessoria. As novas normas serão para tentar reduzir a circulação de pessoas e, com isso, a possibilidade de transmissão do coronavírus. Ainda que não tenham sido apontadas quais regras em estudo, a redução do horário de funcionamento de determinadas atividades deverá ser uma das medidas.