As previsões se confirmaram e Joinville e região voltaram para a situação “grave” na classificação de risco do governo do Estado, com atualização da matriz nesta quarta-feira. O agravamento ocorreu em outras regionais de Santa Catarina e, na Grande Florianópolis, chegou a “gravíssimo”, o risco mais alto na escala da matriz.

Continua depois da publicidade

> Joinville confirma mais 129 casos positivos de coronavírus, segundo Estado

> Volta para o “grave” na matriz: Joinville “não muda nada” até terça; aulas estão mantidas

Joinville e região permaneceram duas semanas no risco “alto” após recuo nos indicadores da pandemia. No entanto, a tendência de queda não se manteve nos últimos dias e houve até piora em determinados critérios, como aumento de casos ativo de Covid-19 por exemplo. Foi justamente esse indicador o que mais pesou no agravamento da matriz por causa do aumento da transmissibilidade. Na semana passada, comissão regional formada para o enfrentamento da pandemia alertou sobre o risco de alteração na matriz para quadro de maior gravidade.

Joinville e região estavam com a pontuação 1,75 e, na atualização desta quarta-feira, passaram para 2,25. A partir do 2, já é considerado “grave”. A perspectiva de agravamento, observada no início da semana, levou a prefeitura de Joinville a suspender flexibilizações previstas para esta semana.

Continua depois da publicidade