nsc
nsc

Medidas de prevenção

Joinville espera mudança em matriz para liberar futebol entre amigos; regras estão definidas

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
19/09/2020 - 10h38 - Atualizada em: 19/09/2020 - 11h29
Volta do futebol recreativo ainda depende de mudança na classificação de risco da região
Volta do futebol recreativo ainda depende de mudança na classificação de risco da região (Foto: Arquivo NSC Total)

Portaria da última sexta-feira condiciona a retomada do futebol recreativo em Joinville à recuo na classificação de risco do governo do Estado: se a região sair da situação “gravíssima”, as atividades em campos e quadras estão permitidas. Se houver mais recuos na matriz, mais flexibilizações serão adotadas. A atualização da avaliação de risco é sempre divulgada nas quartas.

> Quando Joinville poderá chegar a 1 milhão de habitantes

> Eleições 2020 em Joinville: PDT anuncia vice e lista de candidatos está completa; confira as 15 chapas

Há expectativa de que a regional de Joinville, pela melhoria nos indicadores, possa passar de “gravíssima” para “grave”. Mas mesmo que ocorra essa alteração, a liberação só deve ser autorizada a partir da semana seguinte, segundo a secretaria.

Se houver a mudança para o nível “grave”, os jogos serão liberados em dias alternados. Em caso de recuo para o risco “alto”, de gravidade menor”, as partidas podem ser realizadas todos os dias. A portaria da Secretaria de Saúde de Joinville delimita entre 16 e 60 anos a faixa etária dos praticantes de futebol recreativo.

As regras da portaria de Joinville são baseadas em portaria do governo do Estado do início deste mês. Os participantes precisam usar máscaras nos acessos, só retirando no momento do jogo. Os juízes, no entanto, precisam usar máscaras – dessa forma, será preciso utilizar apitos eletrônicos. Também não serão autorizadas as confraternizações (confirma abaixo resumo da lista de medidas a serem atendidas)

PRINCIPAIS MEDIDAS

O que precisa ser atendido quando houver a liberação do futebol recreativo

Só para atletas com idades entre 16 e 60 anos

Se a matriz estiver “grave”, jogos em dias alternados. Se for “alto”, pode ter todos os dias

Todos os praticantes e demais presentes devem usar máscaras, só retirando quando começarem a jogar

Os árbitros devem usar máscaras e face-shield durante os jogos, utilizando apitos eletrônicos.

São proibidas as rodas de aquecimento e confraternizações, antes e após jogo, assim como o cumprimento físico inicial ou no final entre os praticantes.

Enquanto durar a pandemia, não é permitido o uso das churrasqueiras para confraternizações, uso de coletes de identificação e utilização dos vestiários

O agendamento de uso da quadra deve ser por meio eletrônico ou telefone

Aferição da temperatura no acesso às dependências

Intervalos entre as partidas para evitar os times que encerraram os jogos se encontrem com quem ainda vai jogar

obs: a portaria, na íntegra, será apresentada no site da prefeitura de Joinville, no espaço Coronavírus, em “Atos Oficiais do Município”.

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas