O setor de serviços, principalmente para atividades de limpeza, liderou a criação de empregos em Joinville no mês passado, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. A cidade abriu 2.665 vagas em agosto, sendo que os serviços responderam por uma fatia de 1,6 mil novos empregos. No acumulado do ano, desde janeiro, Joinville criou 14,9 mil postos de trabalho – o número representa a diferença entre contratações e demissões.
Continua depois da publicidade
> Lei de regularização de construções em Joinville vai voltar com mudanças
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No ranking nacional, Joinville está em 14ª lugar entre as cidades que mais criaram empregos em 2021. A cidade tem o melhor resultado de Santa Catarina e o segundo na região Sul, atrás de Curitiba. Ainda que tenha ficado em segundo lugar entre os setores no mês passado, a indústria mantém a liderança na geração de vagas na cidade no ano, com mais de 7 mil vagas abertas. Os serviços contrataram 3,4 mil trabalhadores a mais e comércio e serviços estão na faixa de 2,2 mil novas vagas, cada, também no acumulado do ano.
O avanço do emprego do Joinville permitiu saldos positivos em todas as faixas etárias e de escolaridade. Quase metade dos novos empregos foi para pessoas com idades entre 18 e 24 anos. As mulheres representam 51,4% das novas contratações em 2021, também conforme os dados do Caged. Houve mudança na metodologia do Caged no ano passado. Em 2020, Joinville abriu 6,1 mil vagas.
Continua depois da publicidade
> Proposta em Joinville sugere o camarão como símbolo de rota gastronômica
> Joinville tem possibilidade de contar com mais 20 mil eleitores entre os jovens