nsc
nsc

SEM PREVISÃO DE DATA

Joinville mantém sonho de contorno viário; proposta tem traçado de 73,5 km

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
10/09/2021 - 16h13
Proposta do contorno viário de Joinville prevê até novo traçado para trecho da BR-101
Proposta do contorno viário de Joinville prevê até novo traçado para trecho da BR-101 (Foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

Proposta antiga de Joinville, a construção de um contorno viário em Joinville foi mantida no catálogo de projetos da Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville. O traçado é conhecido, principalmente na ligação entre os bairros das zonas Sul e Leste, a antiga Beira-Mangue, depois transformada em Eixo Ecológico Leste, ainda longe de ser integralmente executada. A Ponte Joinville, de ligação entre o Adhemar Garcia e o Boa Vista, faz parte do contorno Leste. O traçado seguiria pelo Aventureiro até o aeroporto e de lá continuaria ao Norte.

> Joinville prevê 17 locais para novos passeios para pedestres e ciclistas, veja lista

​> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O contorno Oeste seria um traçado na região do Vila Nova, a ser utilizado como novo segmento da BR-101, enquanto as atuais pistas da rodovia federal passariam a ser uma via municipal. O contorno continuaria em direção ao Sul, até a área reservada para o campus da UFSC e dali “atravessaria” a BR-101 em direção ao ponto inicial na zona Sul de Joinville.

A extensão de todo o contorno teria 73,5 km, praticamente a mesma distância do trecho em duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O anel viário de Joinville, incluído no Plano de Mobilidade de 2015, até poderá ganhar segmentos, ainda que nada esteja encaminhado. Mas a extensão pode demorar décadas, se é que se viabilizará.

No caso da BR-101, por exemplo, a prioridade é a ampliação das vias marginais, o que ainda vai levar anos, ainda que o pedido tenha sido registrado na ANTT em 2019, com nova tentativa neste ano, inclusive junto ao Ministério da Infraestrutura. Se os investimentos nas vias laterias da estrada, estimados em R$ 120 milhões, já é de complexa liberação, um novo traçado da rodovia federal seria algo para décadas.

> Joinville tem projeto para “parques flutuantes”, com seis locais mapeados

> Governo Adriano Silva prepara primeira PPP de Joinville

> Decisão sobre área prevista para nova loja da Havan em Joinville é mantida

> Justiça negou liminar contra a reforma da Previdência de Joinville horas antes da votação

> Aumento abusivo no preço da gasolina em Joinville é alvo de fiscalização

​​​​> Planos para o Centro de Joinville incluem travessa e "Quadra da Cultura" na Quinze

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas