Joinville não pretende retomar as restrições anteriores por causa da piora nos indicadores da pandemia de coronavírus, mas vai reforçar a estratégias de isolamento de quem está com a Covid-19 ou aguarda o resultado dos exames, em medida a ser estendida a quem mora junto. “Não vai ter fechamento de atividades, mas temos que reduzir o índice de transmissibilidade e quem está com sintomas precisa cumprir o isolamento, não pode sair de casa, ir trabalhar”, alega o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.

Continua depois da publicidade

> Joinville e região se mantêm em risco “grave” para pandemia; pontuação sobe

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A estratégia de ampliação do isolamento será reforçada junto às unidades de saúde, com mais informações sobre a necessidade de quem tem sintomas em ficar em casa. A fiscalização sobre o cumprimento da medida também será intensificada – há previsão de multa de R$ 3,3 mil em caso de desatendimento da obrigação de não sair da moradia. “E quem mora junto com quem tem sintomas também precisa permanecer, cumprir o isolamento”, diz o secretário.

Na atualização da matriz de risco, é justamente no critério de transmissibilidade, com aumento no número de casos, que Joinville e região apresentam o pior resultado. No início da próxima semana, serão avaliadas novas medidas, como imposição de multa em caso de não utilização da máscara (o uso é obrigatório, mas sem previsão de punição em caso de descumprimento) e redução na capacidade máxima de lotação dos espaços de atendimento ao público.

Continua depois da publicidade