Depois de um novo período de interrupção na manutenção, com aumento na demanda reprimida, o sistema de iluminação pública de Joinville teve recuperação parcial e agora são em torno de 2 mil pontos com necessidade de reparos, como a troca de lâmpadas, por exemplo. A meta é reduzir para 1,2 mil até o final de maio – isso não significa que serão somente 800 pontos recuperados no intervalo: o número será maior porque vão surgir mais locais a receberem manutenção nesse período. A cidade conta com quase 60 mil pontos de iluminação.
Continua depois da publicidade
> Joinville ganha nova lei ambiental; “fila” no licenciamento chega a R$ 650 mi em investimentos
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Joinville ficou sem manutenção na iluminação entre outubro de 2020 e abril de 2021. O contrato venceu e o governo anterior não providenciou a licitação. Nesse período, o número de pontos apagados passou de 400 para 7,5 mil. O novo contrato, assinado na atual administração municipal, foi apenas para a manutenção, sem ampliação do sistema ou modernização (adoção de novas tecnologias nas lâmpadas, por exemplo).
O contrato foi concluído no final de janeiro, com 1,1 mil pontos apagados. Só que a partir daquele momento, a iluminação voltou a ficar sem manutenção, desta vez por quase dois meses, devido ao período de transição. A demanda reprimida chegou a 2.536 pontos. O novo contrato foi iniciado, as equipes começaram o trabalho e o número de pontos sem luz voltou a cair. O município mantém a disposição de oferecer a iluminação para uma parceria público-privada (PPP), mas ainda não previsão de quanto será lançado o edital.
Continua depois da publicidade
> O que está sendo planejado para a Vigorelli, em Joinville; veja vídeo
> De onde virão os recursos para bancar o subsídio do ônibus em Joinville
> Novo serviço de ônibus em Joinville estreia com 18 veículos
> Joinville tem lista de obras “ameaçadas” por risco de bloqueio milionário