A alta nas internações hospitalares está motivando a ampliação de vagas de exclusivas para atendimento de pacientes com coronavírus. Nesta semana, foram abertas 29 novas vagas, sendo 16 de UTI (todas em hospitais privados) e as demais em enfermarias. Na próxima semana, mais leitos para Covid-19 serão ativados em hospitais públicos.
Continua depois da publicidade
> Joinville e região têm queda na pontuação em matriz, mas risco continua “gravíssimo”
> SC passa de 15 para 14 regiões em risco gravíssimo para coronavírus
> “A população não acredita em nada e estamos perdendo vidas”, diz secretário de saúde de Joinville
> Joinville registra 14 novas mortes por coronavírus, segundo dados do Estado
Continua depois da publicidade
O boletim desta quarta-feira da prefeitura de Joinville aponta 167 pessoas internadas com diagnóstico confirmado de coronavírus. É o maior contingente de pacientes em atendimento em hospitais desde 20 de agosto, quando era 170 internados. Joinville chegou a ter 202 internados em 14 de agosto, o maior contingente até agora. Além dos pacientes já confirmados com Covid-19, há 50 pessoas internados aguardando o resultado de exames. Outros 21 pacientes foram testados, com resultado negativo para coronavírus, mas permanecem em atendimento nos leitos exclusivos.
Na próxima semana, será a vez a mais leitos de UTI para coronavírus serem reabertos no Hospital Bethesda, em vagas credenciadas pela Secretaria de Saúde de Joinville. Neste momento, as UTIs estão realizando cirurgias eletivas e outros atendimentos. Há possibilidade de ampliação de vagas no Hospital Regional, mas ainda é preciso concluir contratação de profissionais.
Joinville tem hoje 327 leitos para atendimento de Covid-19, entre UTIs e enfermarias em hospitais públicos e privados. Nessa estrutura, são 113 vagas de UTI. No pico da pandemia, a cidade chegou a contar com 153 leitos de tratamento intensivo, capacidade de 25 de agosto (que foi oferecida somente naquele dia). O atual número de leitos de enfermaria, 214, já é o mais alto desde o início da pandemia.