Enquanto a pesquisa mais precisa sobre o tema, o Censo, não é realizada, outros indicadores mostram o aumento da população idosa em Joinville. A vacinação contra a Covid é um exemplo, com as estimativas de público apontadas pela prefeitura (baseadas em atualizações anuais) sendo superadas – em média, o contingente imunizado ficou 20% acima do esperado. O cadastro eleitoral também mostra a maior proporção de pessoas com mais de 60 anos vivendo em Joinville.
Continua depois da publicidade
> Joinville ainda sem prazo para volta das aulas 100% presenciais nos CEIs da rede municipal
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Pela atualização do Tribunal Regional Eleitoral de setembro, são 70,8 mil eleitores com 60 ou mais anos de idade. É um dado muito próximo do número total de pessoas dessa faixa etária residentes em uma localidade. Em 2010, por exemplo, eram 44,2 mil eleitores acima dos 60 anos em Joinville, uma diferença de apenas 2,6% em relação ao que foi apurado pelo Censo realizado naquele ano, em contagem da população, independentemente do registro eleitoral.
Em outra comparação com o cadastro, os idosos representavam uma fatia de 12% do eleitorado de Joinville no último ano da década passada. Agora, onze anos depois, são 17%. Em um recuo maior, em 2000, as pessoas com mais de 60 anos de idade eram equivalentes a 9,5% do colégio eleitoral de Joinville. No ano que vem, quando será realizado o Censo (adiado no ano passado por causa da pandemia), será possível ter mais detalhes do crescimento da população idosa na cidade.
Continua depois da publicidade
> Proposta em Joinville quer permitir radares somente em lombadas e semáforos
> Adriano Silva se manifesta sobre a fiscalização no Centro de Joinville
> Fiscais de Joinville multam homem em R$ 1,6 mil por vender cocada em terminal de ônibus
> CDL diz que vendedores ambulantes são “concorrência desleal” para o comércio de Joinville
> Duplicação em Joinville tem primeiro convênio; início das obras ainda sem data