Balneário Barra do Sul tem planos para o incentivo ao turismo em uma das novas unidades de conservação da cidade litorânea. O foco pretendido para a Área de Proteção Ambiental do Arquipélago dos Remédios é o turismo ecológico, com mirante para contemplação da natureza, observação de pássaros e mergulho, entre outras atividades. As demais unidades de conservação criadas recentemente são os parques naturais do Linguado 2 e do Encanto. Os decretos foram publicados em dezembro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A etapa agora é de busca de recursos para os planos de manejo. Nesta semana, a prefeitura esteve com contato com a Secretaria de Estado de Turismo. Os planos vão traçar as diretrizes de ocupação das unidades. O documento que embasou a APA do Arquipélago dos Remédios sugere mirante (torres de observação), centro de visitante, atracadouros, sanitários, trilhas, entre outros espaços e equipamentos. Educação ambiental também está nos planos.

Confira imagens do arquipélago

O arquipélago é formado por cinco ilhas, com a APA com abrangência em três delas (Remédios, Feia e das Araras). A unidade de conservação, próxima da costa, tem tem área de 4,15 km² e um perímetro de 7,22 km. A implantação da APA faz parte de iniciativa de preservação da ilha dos Remédios, tema de ação do Ministério Público Federal. A regularização também faz parte do processo.

“O potencial dessas ilhas destaca-se pela sua contribuição para a biodiversidade local e a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Para sua conservação e recuperação, é necessário implementar medidas específicas, como preservação de manguezais, controle da degradação ambiental e práticas de manejo sustentável”, apontou o documento sobre a criação da APA.

Continua depois da publicidade

Preparação para futura ponte de 1,2 mil metros entre duas cidades de SC entra em nova etapa

Porta do Mar tem proposta de ampliação em Joinville

Quais reclamações lideram na Ouvidoria de Joinville

Preparação para nova rodovia litorânea bilionária em SC tem novo passo

Antes de sair do papel, ferrovia de mais de R$ 10 bilhões em SC deverá mudar de nome

Após suspensão, concorrências de projetos para asfaltar duas rodovias em SC são concluídas

Tombamento da fonte da água que deixou cervejas famosas em SC ainda não trouxe restauração