O Ministério Público de Santa Catarina ingressou com ação de execução neste mês para cobrar da prefeitura de Joinville o cumprimento de sentença sobre o plano de manejo do morro do Boa Vista. A decisão judicial anterior, com origem em ação do MP, de revisão e cumprimento do plano, transitou em julgado no mês passado, sem mais possibilidade de recursos. O município chegou a recorrer ao STF, no ano passado. Na nova ação, o pedido da promotoria é de aplicação de multa caso o cumprimento da sentença não seja comprovado. A Justiça deu prazo para o município se manifestar sobre o atendimento do plano.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do morro do Boa Vista

A ação inicial foi de 2017, com cobrança da revisão e aplicação das medidas determinadas no plano. Na lista, está a regularização fundiária da unidade de conservação. Com quase 400 hectares (95% cobertos por vegetação), o morro do Boa do Vista é uma área de relevante interesse ecológico (Arie), com preservação de área de Mata Atlântica no perímetro urbano de Joinville. Na ação da década passada, o MP alegou que “pouquíssimas” providências foram tomadas desde o início da vigência do plano de manejo, em 2011.

As medidas envolviam regularização fundiária e investimentos em infraestrutura sustentável, além de contenção de novas ocupação. A prefeitura não concordou com a assinatura de termo de ajustamento de conduta com a alegação de que era preciso revisar o plano. Em 2020, houve a revisão. A cobrança do MP é para que seja comprovado o cumprimento das medidas previstas no documento.

Censo 2022 aponta “ranking” por Estados na migração para Joinville

Como o mercado de trabalho cresce em Joinville e região

Continua depois da publicidade

Mais da metade da população: Censo 2022 aponta fatia da migração na cidade que mais cresce em SC

Como foi a migração para Joinville nos últimos dez anos; quais os locais de origem

Três anos após “largada”, adoção de organizações sociais na saúde municipal em Joinville não se confirmou

Acessos são tratados em apresentação sobre futuro porto na cidade que mais cresce em SC

Lote mais adiantado de duplicação em SC tem estimativa para entrega de dois viadutos