Os acessos por rodovias e os projetos de ferrovias estiveram entre os temas tratados em reunião sobre o futuro porto de Itapoá, realizada na Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina. No encontro, o secretário Beto Martins recebeu o diretor de Logística e Operações da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Edenilson Carlos de Oliveira. O projeto do porto foi apresentado ao secretário. O novo terminal portuário em Santa Catarina, em fase de licenciamento, deverá ter outra apresentação detalhada oficia, em “breve”, conforme o secretário Beto Martins.

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No encontro, realizado recentemente e divulgado nesta semana, a infraestrutura esteve entre os temas tratados, conforme citado pela Coamo. A área do futuro terminal de uso privado fica próxima do Porto Itapoá, em operação desde 2011. Os acessos à área portuária da cidade são pelas SCs 416 e 417, que fazem a ligação com o BR-101 e Paraná. A estrada municipal José Alves faz a conexão entre as rodovias estaduais e a região portuária.

O governo do Estado tem projetos para duplicar segmentos das estradas estaduais e pode incluir as obras no acordo dos royalties com o Paraná, com o Estado vizinho se encarregando das duplicações. O projeto de duplicação da rodovia municipal está em elaboração pelo Porto Itapoá. As possibilidades sobre conexões ferroviárias também foram discutidas na reunião na secretaria.

O governo do Estado tem planos de contratar estudo sobre implantação de ramal até o futuro contorno ferroviário de Joinville. O Porto Itapoá também examina conexão da região com outras ferrovias. O porto da Coamo está na fase de licenciamento ambiental. A principal operação prevista no futuro terminal é a exportação de grãos. Também será feita a movimentação de fertilizantes e combustíveis. A cooperativa tem sede em Campo Mourão (PR) tem atuação em 76 municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

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