A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou ter recebido requerimento do Porto Itapoá de solicitação da outorga para a construção e operação de duas novas ferrovias. A solicitação será analisada pela agência, para novas etapas do procedimento. Há ainda mais estudos a serem realizados sobre as ferrovias antes de eventual autorização. Também é preciso definir a modelagem financeira para custear as obras. Os ramais, sem previsão ainda de quando poderão ser construídos, vão permitir o terminal privado instalado no Norte de Santa Catarina ser conectado com a malha nacional. O porto está instalado com a cidade com maior crescimento proporcional da população em Santa Catarina desde 2010, com avanço de 135%. Atualmente, são quase 35 mil pessoas.

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Uma das ferrovias pretendidas fica entre Itapoá e Araquari, com 113 quilômetros de extensão. A ligação faz conexão com a Malha Sul. Araquari tem ligação com Francisco do Sul, além de outras regiões do Norte do Estado e, ainda, com o Paraná. O segmento é utilizado para o transporte de grãos para o Porto de São Francisco do Sul.

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Em outra frente, o governo do Estado quer incluir a ligação na expansão da malha ferroviária de Santa Catarina. Nesse caso, a proposta é a ligação de Itapoá com o futuro contorno ferroviário de Joinville, com 88 km de extensão. Há solicitação de inclusão do estudo, a ser contratado, no Novo PAC. O objetivo é que mais portos catarinenses contem com acesso ferroviário.

A outra ferrovia com requerimento de outorga é entre Itapoá e Morretes (PR), com 83 km de extensão. O ramal também foi planejado para a conexão com a malha nacional. A concessão pretendida para as duas ferrovias é de 99 anos, o limite previsto em lei federal. O Porto Itapoá é um terminal de uso privado em operação desde 2011.

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