Após adiamentos, o aval para o convênio da dragagem do canal externo da baía da Babitonga será assinado no próximo dia 21, em Itapoá. Na solenidade, também deverá lançada o edital para a contratação da obra, com valor estimado de R$ 324 milhões. A modelagem financeira, com o Porto Itapoá bancando as obras, em antecipação de tarifas portuárias, é inédita no País. Em outra iniciativa inédita, parte dos sedimentos da dragagem será usada na recomposição da faixa de areia em Itapoá – será a primeira vez em que material retirado do mar em desassoreamento portuário será usado em alargamento de orla.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A dragagem do canal externo usado pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá vai permitir a passagem de cargueiros de maior porte, de até 366 metros em um primeiro momento, com possibilidade de ampliação no futuro. Serão removidos 12,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do mar, sendo que metade será usada no alargamento de praias em Itapoá. O calado vai passar de 14 para 16 metros. As obras deverão durar dez meses, a partir da ordem de serviço.

Confira imagens

O licenciamento ambiental para o aprofundamento do canal de acesso foi iniciado na década passada, com conclusão da liberação no ano passado. A modelagem para custear as obras foi definida também em 2024, pelo Ministério dos Portos e governo do Estado. Havia planos de assinatura do convênio ainda no ano passado, mas a data foi transferida.

Joinville quer abrir 20 mil novas vagas com PPP inédita na educação

Continua depois da publicidade

SC terá novo passeio de trem, com locomotiva centenária

Ligação entre praias de SC está entre rotas preferenciais de estudo sobre ferryboat

Joinville tem planos para mais faixas em trechos de três vias movimentadas

Lote do “meio” em duplicação em SC passa de 80% e será o primeiro a ficar pronto

Quando concessão de BR-101 Norte deverá ter contrato ampliado, com mais obras

Acima de R$ 2 milhões: quantos apartamentos de luxo e superluxo são vendidos em Joinville