As multas no estacionamento rotativo de Joinville tiveram queda nos últimos anos. Em 2020, no primeiro ano de operação do sistema gratuito durante 12 meses (o funcionamento havia começado em abril do ano anterior) foram registradas 2,3 mil infrações. No ano passado, foram 855 multas, número que não deverá ser alcançado em 2025 – até agora, início de novembro, são 435 registros no ano.
Continua depois da publicidade
O estacionamento rotativo de Joinville é gratuito, mas com previsão de penalidades, com multa e guincho, em caso de descumprimento do prazo máximo de permanência na vaga. A modalidade passou a ser utilizada depois de seis anos sem nenhum sistema, após o contrato com empresa privada ser encerrado em 2013.
Na sessão de terça-feira, a Câmara de Vereadores aprovou a proposta da prefeitura de Joinville para a volta do sistema pago. Neste momento, não há como prever quando o rotativo pago voltará: a documentação sobre a concessão precisa ser concluída para ser dado o início da elaboração da licitação. Mas antes do lançamento do edital, será preciso submeter a minuta do certame ao Tribunal de Contas do Estado.