* Atualizada com informações sobre o trecho Sul da rodovia
O traçado sugerido em 2018 para uma nova rodovia em Santa Catarina, paralela à BR-101, era ainda mais extenso do que o pretendido pelo governo do Estado, cuja contratação dos estudos de viabilidade foi iniciada na semana passada. A nova via foi imaginada como forma de desafogar o trânsito na 101 e contribuir para criação de um novo eixo de desenvolvimento econômico por meio de um novo corredor logístico.
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A proposta formulada pelo grupo de trabalho formado pela Fiesc para discutir o futuro da BR-101 previa uma rodovia estadual, a SC-108, entre Joinville e Praia Grande. A SC-108 teria 472 km. “Trata-se de uma solução para absorver o tráfego da BR-101 assim como também o tráfego das rodovias (federais) 282, 280, 470 e 285 nas diversas regiões por ela interligadas”, apontou o relatório sobre a proposta. O trecho na região Sul da SC-108 tem recebido investimentos. Neste ano, o governo do Estado anunciou a pavimentação entre Praia Grande e Jacinto Machado, com edital perto de ser lançado.
O trecho entre Joinville e Blumenau já apresentaria movimento de veículos suficiente para a concessão. Mas já era recomendada a concessão de todo o eixo, com plano de expansão desse segmento ao Norte e outros investimentos na restante da estrada. Como o traçado proposto sugeria 20 ligações com a BR-101, a nova rodovia também seria alternativa em caso de interrupção no trânsito na rodovia federal.
SEIS MESES
O edital para a contratação do estudo de viabilidade lançado pelo governo do Estado prevê traçado de 140 km entre Joinville (Pirabeiraba) e Biguaçu, junto ao novo contorno da BR-101. O prazo para a elaboração do projeto é de 180 dias.
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