O licenciamento da Via Mar está em análise no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em etapa da busca da licença ambiental pelo governo do Estado. O processo administrativo começou no ano passado e, no início de 2026, o projeto de avaliação do impacto ao patrimônio arqueológico foi protocolado no instituto. O Estado pretende lançar o edital das obras de pelo menos um dos lotes em junho – ainda não foi informado qual será o segmento.

Continua depois da publicidade

O mapeamento de eventuais sítios arqueológicos faz parte do licenciamento de empreendimentos como a construção de uma nova estrada ou mesmo ampliações. A partir do estudo, são definidas as ações de preservação. O trabalho é uma das etapas do licenciamento ambiental. No mês passado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura protocolou o estudo de impacto ambiental no IMA, com pedido da licença prévia.

O estudo ambiental acompanha a extensão dos projetos executivos em andamento, divididos em quatro lotes. O segmento tem 90,5 km, entre Joinville e Itajaí, na SC-486. O lote restante, de 55 km, até o Contorno Viário da Grande Florianópolis, continua em preparação do edital do projeto. A traçado completo da Via Mar tem plano para 145 km. O governo do Estado pretende iniciar as obras com recursos próprios, com concessão da rodovia à iniciativa privada no futuro.

Continua depois da publicidade