O novo sistema de videomonitoramento em contratação pela prefeitura de Joinville prevê 3 mil câmeras nas ruas, distribuídas em 750 pontos do município, inclusive em área rural, em modernização e ampliação ao sistema em operação. Os equipamentos vão contar com tecnologia para reconhecimento facial. Outros 500 aparelhos serão instalados em prédios públicos e em acessos à cidade. O edital lançado em dezembro tem valor máximo de R$ 122 milhões, em contrato de cinco anos.
Continua depois da publicidade
O serviço faz parte do programa Joinville Sempre Alerta – Plataforma Smartville. Atualmente, a rede de monitoramento nas ruas, mantida pela prefeitura, conta com 2.068 câmeras, instaladas em 517 pontos. Portanto, com o novo sistema, será quase mil aparelhos mais, além de mais 233 locais monitorados. O incremento será tecnológico também, com as funcionalidades do reconhecimento facial e interoperabilidade (capacidade de operar em conjunto com outros sistemas de câmeras).
Cada ponto de monitoramento nas ruas vai contar com quatro câmeras. Em parte dos locais, um dos aparelhos terá tecnologia PTZ, com possibilidade de movimentação por meio de operação remota. O sistema terá câmeras para as entradas e saídas de Joinville, acessos que já contam com monitoramento. O plano é de instalação de 172 equipamentos na rede de cercamento digital, com 53 pontos de vigilância. Os dispositivos vão contar com tecnologia de leitura de placas de veículos.
O sistema também vai reforçar o monitoramento de prédios públicos, como postos de saúde, escolas e centros de educação infantil, espaços que já contam com a vigilância por câmeras. Nesses locais, serão mais 350 dispositivos de videomonitoramento. O pacote de serviços e equipamentos em contratação inclui centro de controle de operações.
Continua depois da publicidade

