A elaboração do plano de contingência escolar e a validação junto ao Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia são as principais tarefas dos estabelecimentos de ensino privados de Joinville para a autorização de retomada das aulas presenciais a partir do próximo dia 20. A determinação está prevista em portaria estadual. A liberação das aulas presenciais, também está condicionada, em situação que vale também para as escolas das redes municipal e estadual, ao recuo de Joinville na matriz de risco do governo do Estado. Hoje, o nível é “grave”, será preciso chegar ao risco “alto”.

Continua depois da publicidade

> Por que a frequência nas aulas presenciais não será obrigatória na rede municipal de Joinville

> Em novo decreto, Joinville terá “novidade” no setor de alimentação; confira mais flexibilizações

A deliberação da Secretaria de Educação de Joinville para a volta das aulas na rede privada é uma autorização, os estabelecimentos decidem se retornam ou não. Em relação ao plano de contigência, trata-se do protocolo de medidas sanitárias a serem adotadas para a prevenção do coronavírus nas escolas e centros de educação infantil, entre outras unidades. Estabelecimentos educacionais privados e públicos precisam contar com o plano. As questões pedagógicas, sobre métodos de ensino, são de autonomia de cada escola, não há necessidade de submeter tal planejamento ao comitê.

Neste momento, está sendo avaliada a possibilidade de apresentação de protocolo único para as escolas e CEIs privados, baseado no regramento já definido pela Secretaria de Educação de Joinville. As variações só ocorreriam em detalhes conforme o tamanho dos estabelecimentos. O procedimento unificado até daria mais velocidade na avaliação pelo comitê. O Núcleo de Educação da Ajorpeme participou de reuniões nesta terça com as secretarias de Educação e da Saúde e também estuda a possibilidade do protocolo único.

Continua depois da publicidade