Com as duplicações na Ottokar Doerffel e Quinze de Novembro esquecidas, uma obra proposta há quase meio século se transformou no acesso a ser priorizado em Joinville: trata-se da abertura e ampliação da Almirante Jaceguay, uma via de ligação entre a rua Blumenau (perto do terminal Norte) até a BR-101. A obra foi incluída no pacote viário em discussão entre governo do Estado, prefeitura e Acij. Mas não há previsão ainda de início das obras – a construção do elevado no Distrito Industrial e a abertura do Eixo K estão mais encaminhadas, com chance de licitação em 2021.
Continua depois da publicidade
> Projetos para obras de mobilidade no Distrito Industrial de Joinville serão entregues em novembro
A abertura da Almirante está prevista no Plano Viário de 1973, hoje em revisão. Na década passada, a obra foi incluída em empréstimo do BNDES contratado pelo governo do Estado para investimentos viários em Joinville. Mas faltou dinheiro para as desapropriações. A atual administração municipal incluiu a Almirante, assim como a Ottokar Doerffel e a Quinze no plano de governo apresentado em 2016. No entanto, tudo ficou no papel.
No ano passado, em encontro com o governador Carlos Moisés, a rua da zona Norte reapareceu em lista de pedidos. A abertura dos trechos ainda remanescentes e a duplicação estão estimadas em R$ 25 milhões. A obra passou a ser encarada como a mais viável de ser realizada entre as alternativas de acesso a Joinville pela BR-101.
Continua depois da publicidade
> Volta dos ônibus em Joinville terá redução de linhas e horários