A volta da circulação dos ônibus a partir desta terça-feira em Joinville terá redução em linhas e horários. Será uma forma de atender à nova limitação de ocupação dos veículos, em momento de esperada baixa demanda de passageiros. As propostas apresentadas pelas empresas de ônibus de mudanças no sistema estão em análise na Secretaria de Infraestrutura de Joinville.

Continua depois da publicidade

> Joinville quer ampliar testagem de coronavírus para até 200 mil pessoas

> Joinville e região continuam em situação “gravíssima”; prefeitura mantém plano de flexibilização

O transporte coletivo está suspenso na cidade desde 20 de julho, por decisão do governo do Estado. A competência sobre a liberação do serviço passou para os municípios e a prefeitura de Joinville resolveu autorizar a retomada com base na estratégia de flexibilização gradativa. Uma das mudanças será a permissão de acesso de idosos, desde que em situações de necessidade.

Mas a alteração de maior impacto é referente à limitação da ocupação máxima dos veículos, reduzida de 60% para 40%. Dessa forma, para atender o índice durante os horários de pico, de maior demanda, serão necessários mais veículos extras ainda do que no período da limitação de 60%.

Continua depois da publicidade

Por isso, o sistema está sendo alterado para permitir essa capacidade de atendimento, principalmente para contar com motoristas disponíveis nos horários de maior procura pelo transporte coletivo. As linhas escolhidas para redução de horários, anexação a outras linhas ou mesmo suspensão temporária foram aquelas de menor movimento de passageiros (índice de passageiros por quilômetro rodado). Há linhas também que foram suspensas anteriormente, como as de atendimento de estudantes, por exemplo (as aulas presenciais estão suspensas).

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia