A oferta de novas modalidades no transporte coletivo de Joinville acabou ficando para o ano que vem. No primeiro semestre, chegou a ser cogitada a volta do Pega Fácil, oferecido durante uma década e encerrado em 2009. O nome seria trocado, mas o serviço seria semelhante, com veículos de menor porte fazer no transporte entre pontos de maior movimento, principalmente na área central.

Continua depois da publicidade

> Linha de ônibus do Mirante volta a funcionar em Joinville; veja os horários

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A ideia foi substituída pelos ônibus “executivos”, veículos com mais opções de conforto e tarifa mais alta, de R$ 7. Os deslocamentos seriam por meio de “linhas rápidas” e ocorreriam em momentos de pico. O serviço faria a ligação entre os terminais, mas, no entanto, sem acesso ao terminal do Centro. Havia previsão de operação ainda em novembro, mas acabou adiado para o ano que vem. Pela sazonalidade, com menor movimento de passageiros no verão por causa das férias, a ativação da modalidade, se ocorrer, será a partir de março.

Na futura licitação do transporte coletivo, com planejamento de lançamento do edital em meados de 2022 – o prazo judicial de conclusão é junho de 2023, prazo que pode ser antecipado se recente decisão do STF for mantida – há estudos de novo modelo. A oferta de mais modalidades de serviços também está em análise.

Continua depois da publicidade

> Futura licitação dos ônibus em Joinville tem decisão do STF

> Águas de Joinville tenta financiamento de R$ 700 milhões; nova estação na lista

> Renegociação de dívidas da prefeitura de Joinville tem recorde e prazo é prorrogado

> Por que lei de 2017 passou a ser encarada como “polvo” pela prefeitura de Joinville

> Atual lei municipal, com ajustes, será a baliza de Joinville para construções perto de rios