A Secretaria de Saúde de Joinville quer iniciar na próxima semana um mapeamento das pessoas com comorbidades de Joinville, uma forma de preparar a futura vacinação contra Covid. O modelo do levantamento a ser utilizado está em elaboração. Há perspectiva de iniciar a vacinação desse grupo em maio, após a conclusão da imunização dos idosos (60 anos ou mais) e dos profissionais da saúde. Com a apuração, será decidido em qual grupo das pessoas com doenças crônicas será iniciada a vacinação, afinal, devido à limitação das doses, não há como imunizar todos de uma só vez.

Continua depois da publicidade

> Como será a vacinação de pessoas com comorbidades em SC

> Joinville tem desafio para manter rede ampliada de leitos de UTIs

> Joinville faz pedido para receber doses da vacina da Pfizer​​

​​​​> Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp

Continua depois da publicidade

A definição dos critérios de doentes crônicos não é consenso no País e Estados adotam critérios diferentes. Em Joinville, a estimativa inicial apontou a existência de 35 mil doentes crônicos, conforme o Plano Nacional de Imunização. Mas a Secretaria de Saúde de Joinville tem avaliação de que o número é “muito maior” e quer buscar informações mais detalhadas.

Joinville vai acompanhar as diretrizes de vacinação dos doentes crônicos do governo do Estado, a serem definidas pela Secretaria de Estado da Educação nos próximos dias. Mas a secretaria quer ter um quantitativo mais preciso das pessoas para montar o planejamento. No caso dos idosos, por exemplo, não havia definição prévias das faixas prioritárias, as decisões foram tomadas com base na quantidade de vacinas recebidas – mas o conhecimento prévio do número de pessoas a serem vacinadas ajudou a montar as estratégias.

> Joinville ainda sem previsão para desativar hospitais de campanha contra Covid

> Em edital, Joinville busca ampliar locais de vacinação contra Covid