Em resolução divulgada nesta quinta-feira, após a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde de Joinville, o Plano Municipal de Saúde traz ajustes para 2020 e 2021, incluindo indicadores de acompanhamento da Covid-19. A alteração faz parte do planejamento da Secretaria de Saúde de Joinville para os meses finais deste ano e para o ano que vem envolvendo a pandemia. A alegação é deixar preparado o eventual enfrentamento do coronavírus em 2021, caso a pandemia se mantenha. Se não houver necessidade, alega a secretaria, os indicadores poderão ser revistos.
Continua depois da publicidade
> Centro de tratamento precoce em Joinville receita cloroquina para 121 pessoas; atendimento muda
> Estado confirma três mortes e 295 novos casos positivos de coronavírus em Joinville
A resolução do Plano de Saúde 2018-2021, um mapeamento de todo o planejamento da área para quatro anos, traz sete metas referentes à Covid-19 em 2020 e 2021. Na lista, está o acompanhamento da ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, a medição da letalidade e da taxa de contágio, entre outros. Como ocorre em relação à outras doenças ou ações envolvendo a saúde acompanhadas pelo plano, são colocadas metas para os indicadores, uma forma de medir a eficácia das medidas implantadas pelo sistema de saúde.
O planejamento ocorre também em momento de final de mandato da atual administração municipal: as ações previstas agora seriam uma forma de permitir a atuação imediata do futuro governo, ainda que tudo possa revisto. Os planos referentes à Covid-19 para 2021 também envolvem as previsões orçamentárias envolvendo os recursos utilizados no eventual enfrentamento da doença.
Continua depois da publicidade
