O governo Adriano Silva enviou projeto à Câmara de Joinville para tentar flexibilizar a restrição à manutenção das ruas não oficiais, tema de reclamações contra a prefeitura: as vias sem reconhecimento oficial não estão recebendo serviços, como ensaibramento, por exemplo. São pelo menos 54 quilômetros nessa situação. Um outro projeto, com teor semelhante e a apresentado por três vereadores, também está em tramitação no Legislativo.
Continua depois da publicidade
> Joinville tem 54 quilômetros de ruas sem manutenção por não serem oficiais
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A atual administração alega que lei municipal de 2005 impede a manutenção em ruas que não pertençam ao sistema viário oficial. São vias de loteamentos sem a doação formalizada ao município, em áreas de preservação ou ainda em processo de regularização.
“Atualmente, existem dúvidas quanto à possibilidade de se promover a manutenção de vias que (…) não se enquadram oficialmente no sistema viário municipal (…) a população fica tolhida de serviços públicos de manutenção”, alega a justificativa do projeto.
Continua depois da publicidade
Pelo projeto enviado pela prefeitura, a via pode ganhar denominação (apenas para a manutenção, não há regularização automática), se contar com pelo menos dois serviços públicos, como meio-fio ou calçamento, drenagem, iluminação pública, rede de água ou esgoto. Pela lei em vigor, tem que contar com energia, rede de água e iluminação pública. A proposta também libera a manutenção em ruas apenas com denominação para fins postais, condição mais simples de ser concedida para uma via, ainda que não tenha a regularização concluída.
> Projeto na Câmara quer proibir banheiros unissex em Joinville
> Por que Joinville deixou de divulgar lista de vacinados contra Covid
> Joinville desativa central da Tupy na quarta; vacinação segue nos postos e Centreventos
> A hora do governo Adriano encarar a “herança muito ruim” em Joinville
> Joinville quer repasse do governo do Estado para mais duas obras