Mapeada para futura concessão à iniciativa privada, a Casa Kruger terá projeto de restauração contratado pela prefeitura de Joinville. O edital foi lançado nesta semana, com prazo de onze meses para execução a partir da ordem de serviço. A restauração do imóvel tombado pelo patrimônio histórico vai depender da modelagem a ser adotada na concessão – as obras de reforma poderão ser realizadas antes da concessão ou pela futura concessionária.
Continua depois da publicidade
> Joinville abre caminho para concessão da Cidadela Cultural à iniciativa privada
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A concessão da Casa Kruger, em Pirabeiraba, está prevista no plano de governo de Adriano Silva. Após a elaboração do projeto, a Secretaria de Cultura e Turismo vai decidir se a reforma da construção será feita pelo município ou já pelo futuro concessionário. Também está nos planos a “conexão” da Casa Kruger com o futuro Palácio das Orquídeas, a ser instalado em área próxima, também em Pirabeiraba, na área da antiga Fundação 25 de Julho.
A Casa Kruger foi fechada em 2018 e reaberta neste ano. A construção mantém uma central de atendimento de turistas. Nos finais de semana, são realizadas feiras de produtores, em anexo. A casa foi construída entre 1890 e 1900, com ampliação em 1925. O tombamento como patrimônio histórico estadual foi realizado em 1996, sendo comprada pela prefeitura na sequência. Em 2007, houve o tombamento federal.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville define secretário para Desenvolvimento Econômico
> Com lista de espera de 8,7 mil nas creches, Joinville abre nova compra de vagas
> Joinville estuda modelo de vouchers para entrega de uniformes escolares
> Joinville vai contratar cursos de inglês para 2,9 mil alunos da rede municipal