O túnel duplo projetado no passado para o Morro dos Cavalos previa estruturas com 2,2 mil metros em cada sentido, além de viadutos. Foi com essa extensão que as obras planejadas para a duplicação da BR-101 em Palhoça foram licenciadas na década passada. O comprimento é mais do que o dobro, por exemplo, do que o túnel duplo em construção no contorno de Jaraguá do Sul, obra da duplicação da BR-280 (a estrutura tem 1.040 metros do lado direito e 1.070 metros do lado esquerdo). O edital de licitação para o Morro dos Cavalos, lançado em 2016, foi suspenso pelo DNIT após questionamentos do Tribunal de Contas da União e jamais retomado. Após o acidente com caminhão-tanque e incêndio de veículos, há duas semanas, a mobilização pela construção foi retomada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O túnel do lado esquerdo foi projetado para contar com 2.220 metros de comprimento, com 1.630 metros na rocha e o restante em solo e em rocha alterada. O túnel direito também contaria com 2.220 metros de extensão, sendo 1.580 metros em rocha, 220 metros em solo e em rocha alterada e 420 metros com estrutura montada a céu aberto (“túnel falso”). O acesso aos túneis seria por meio de viadutos de 340 metros de comprimento.

Túnel duplo está em construção na duplicação da BR-280, na região de Jaraguá do Sul

No entanto, o edital das obras foi suspenso pelo DNIT após o TCU cobrar explicações sobre eventual descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – a construção iria começar com reduzida previsão orçamentária. Além disso, duas obras de grande porte iniciadas no Estado, as duplicações das BRs 280 e 470, estavam em ritmo lento. A mobilização agora é para que a obra seja incluída na repactuação do contrato de concessão da BR-101 Norte ou seja transferida para a concessão da BR-101 Sul.

Quantas pessoas moram em ruas sem pavimentação na maior cidade de SC

Continua depois da publicidade

Cidade que mais cresce em SC tem “maior” desafio em pavimentação

Concessão poderá ser “saída” para futuro da BR-280; leilão tem previsão para 2026

Duplicação de rodovia federal em SC terá primeiro viaduto 100% liberado na próxima semana

Qual a remuneração média em Joinville, por escolaridade

Sondagem para ponte na Bahia é concluída; extensão será dez vezes maior do que obra em Guaratuba

Ponte dupla em estudo o canal do Linguado, em SC, não será sobre toda a travessia