A redução do percentual mínimo para a pavimentação comunitária será analisada pela Câmara de Joinville. Pela lei atual, o programa só inicia em uma rua se 100% dos moradores concordarem. O projeto a ser apresentado por Adilson Girardi (MDB) prevê a redução do percentual de adesão para 90%, uma forma de incentivar a ampliação do programa. Há outras mudanças sugeridas, em decorrência da diminuição do índice. A proposta será avaliada nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Desde a retomada da pavimentação comunitária, em abril do ano passado, após revisão das regras, os vereadores têm se queixado de que a obrigação de adesão de 100% restringe o programa. Houve pedidos de redução, inclusive como moções. O percentual já vinha sendo cobrado em governos anteriores. O governo Adriano Silva até ensaiou uma revisão no índice, mas não levou adiante, com a alegação de falta de recursos para bancar os trechos sem adesão.
No modelo, o município se encarrega de 70% dos custos, com os moradores contratando o revestimento (lajotas ou asfalto) diretamente com as empreiteiras credenciadas. O balanço do ano passado dos investimentos da prefeitura apontou o uso de R$ 11,6 milhões no programa, incluindo ruas finalizadas, em andamento e vias já aprovadas para a pavimentação. Joinville tem 650 km de vias sem pavimentação.
Além de reduzir o percentual de adesão, a proposta do vereador Girardi prevê cobrança de contribuição de melhoria pelos moradores, a ser paga somente por quem não aderiu (quem participou do programa, com pagamento à empresa contratada, estará isento da cobrança). No entanto, o projeto prevê uma modalidade de “subsídio” para que tiver renda familiar até dois salários mínimos (e que possuírem apenas um imóvel e não tiverem veículo, além de estarem em dia com obrigações fiscais com o município): a conta será bancada por sobras da Câmara, enquanto houver recursos disponíveis.
Continua depois da publicidade
Joinville confere alternativas para o desassoreamento do rio Cachoeira
Escolas municipais de Joinville poderão ter reforço em muros e cercas
Quais temas são tratados no protocolo de Joinville de prevenção à violência escolar
Joinville vai escolher quais cruzamentos vão receber faixas para motos
Vigilância armada em escolas motiva debate na Câmara de Joinville
Câmara de Joinville recebe dois projetos de lei sobre segurança em escolas