A melhoria em acesso pela BR-101 na zona Norte de Joinville faz parte da proposta de obras da prorrogação da concessão da rodovia, em avaliação no Tribunal de Contas da União. A instalação de rotatória na rua dos Suíços, do lado do Costa e Silva, foi prevista pela prefeitura no plano de duplicação da avenida Almirante Jaceguay. A proposta da intervenção no acesso, com rotatória, chegou a ser aprovada pela ANTT em 2023, mas as obras não saíram. Agora, a obra aparece nas tratativas para a ampliação da concessão, com prazo de vencimento passando de 2033 para 2048.

Continua depois da publicidade

A repactuação da concessão da BR-101 Norte deve ser concluída no segundo semestre, com obras a partir de 2027 – como o processo ainda não foi concluído, não há cronograma de quais intervenções vão começar primeiro. Para Joinville, são propostos 59,2 km de faixas adicionais, 7,5 km de vias laterais e três passarelas, além de cinco viadutos nas vias marginais dos acessos da Ottokar Doerffel (dois), Nova Brasília (dois) e Expoville.

A lista de obras não é definitiva e pode ser alterada até o final das negociações sobre a repactuação da concessão. No caso da rotatória na rua dos Suíços, o objetivo é facilitar o acesso à BR-101 em local de conexão entre dois dos bairros mais populosos da cidade, Costa e Silva e Vila Nova, com quase 35 mil moradores, cada. A proposta inclui vias laterais nos dois sentidos, do lado do Costa e Silva, junto à rotatória – já há vias marginais do lado do Vila Nova.

Continua depois da publicidade