Após a conclusão da ampliação da UTI de 20 para 40 leitos, com obras em andamento previstas para terminar até o final do ano que vem, o Hospital Regional de Joinville terá como desafio a construção de novo pronto-socorro (PS), com 20 leitos, em substituição aos seis atuais. O projeto está praticamente pronto, ainda que não tenha fonte de recursos assegurada. Para a diretora Tânia Eberhardt, o novo PS completa o ciclo de investimentos, que contou também com nova ala de enfermagem, centro cirúrgico e centro de materiais.
Continua depois da publicidade
Integral
Badalado na campanha eleitoral, sendo sempre apontado como uma das prioridades na educação, o ensino integral na rede estadual será ainda mais reduzido em Joinville no ano que vem, com oferta apenas na Escola Annes Gualberto.
Empresário fala sobre novidades e tendências no mercado imobiliário
O integral foi desativado no Presidente Médici devido à baixa procura nas matrículas. Quando o ensino integral foi lançado, em 2017, na esteira da reforma do ensino médio, o plano era Joinville contar com três escolas.
Continua depois da publicidade
Fonte de emprego em São Francisco do Sul
O leitor Carlos Alberto Dias envia foto de embarcação na baía da Babitonga para ilustrar a defesa de fortalecimento da atividade portuária em São Francisco do Sul, como forma de geração de emprego e renda. Neste ano, em pesquisa da coluna, a cidade criou 81 empregos com carteira assinada, na soma dos setores. Em 2017, foram 13.
Inquérito da mobilidade
O Ministério Público de Santa Catarina arquivou na última quinta o inquérito civil aberto no ano passado para apurar o cumprimento do Plano de Mobilidade em Joinville. Após ouvir as alegações da Prefeitura, a 14ª Promotoria de Justiça entendeu não terem sido encontradas irregularidades, apontando como inadequado judicialmente impor quais itens devem ser cumpridos do plano – que estaria sendo implementado de forma gradual. “Caso isso fosse possível, o MP estaria governando a cidade no lugar do Executivo e decidindo quais obras deveriam ser realizadas, o que não é admissível”, analisou a promotoria.
Ainda nos planos
Nas respostas ao Ministério Público, entre outros itens, a Secretaria de Administração informou estar analisando aspectos técnicos da licitação do sistema de aluguel de bicicleta. A Secretaria de Planejamento Urbano e o Detrans citaram o que está sendo feito em ciclovias, ciclofaixas, sinalização e transporte coletivo. A Prefeitura já adiantou que vai revisar as metas do Plano de Mobilidade.
Leia também:
Estimativa aponta que Joinville terá 660 mil moradores em 2030
Continua depois da publicidade