nsc
nsc

Estimativas

Quantas pessoas em Joinville ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
21/10/2021 - 14h41
Quase 450 mil pessoas em Joinville receberam a primeira dose ou a dose única
Quase 450 mil pessoas em Joinville receberam a primeira dose ou a dose única (Foto: Divulgação)

A comparação entre os dados de vacinação de Joinville e as estimativas da população mostram que há um contingente a ser vacinado com a primeira dose da vacina contra a Covid ainda superior a 30 mil pessoas, incluindo todas as faixas etárias, a partir dos 12 anos. A Secretaria de Saúde de Joinville tem um cadastro que aponta ainda 31,5 mil moradores a receberem a primeira dose, mas o número é maior porque nem todos ausentes fizeram o pré-agendamento. 

> Joinville adota modelo espontâneo de vacinação contra a Covid; entenda como vai funcionar

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A secretaria municipal pretende desenvolver mais estratégias para ampliar a adesão à imunização. A principal iniciativa, a aplicação da vacina sem necessidade de agendamento, já foi iniciada: basta procurar as nove unidades de saúde mapeadas para a vacinação. Ou seja, as doses estão disponíveis a quem estiver interessado.

Pelas estimativas da Secretaria de Saúde de Joinville, são 437 mil moradores na cidade com 18 ou mais anos de idade. Como 423 mil tomaram a primeira dose ou dose única, ainda seriam em torno de 14 mil pessoas a iniciar a imunização entre os adultos. No entanto, as estimativas são baseadas em atualizações feitas anualmente com base em tendências verificadas entre os censos de 2000 e 2010. Portanto, há chance de defasagem. Inclusive há divergências entre as estimativas.

Pelo vacinômetro mantido pelo governo do Estado, a população adulta de Joinville é de 456 mil pessoas. Por esse parâmetro, mais adultos ainda, em comparação com a estimativa municipal, ainda receberam a primeira dose. Em relação aos moradores com idades entre 12 e 17 anos, as estimativas se invertem: o contingente de jovens a adolescentes é maior na avaliação do Estado do que na estimativa municipal.

Pelo vacinômetro estadual, metade do pessoal da faixa entre 12 e 17 anos já recebeu a primeira dose. Pelo acompanhamento municipal, o número de vacinados na faixa etária é o mesmo, mas como a estimativa populacional é maior, a proporção do avanço é menor.

> SPU autoriza ponte em Joinville; portaria impõe prazo para início e conclusão das obras

> Quanto custaria para asfaltar todas as ruas sem pavimentação em Joinville

> Em Joinville, 8,2 mil de 30 mil pessoas aptas procuraram dose de reforço contra Covid

> Joinville espera R$ 30 mi com programa para dívidas; após 2021, nova versão fica proibida até 2024

> Por que o déficit do asfalto em Joinville pode ser superior aos 652 km oficiais

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas