A reforma da Previdência passou etapa importante na manhã desta segunda-feira, com vitória governista.Após batalha iniciada na semana passada, em reuniões extraordinárias, a Comissão de Legislação da Câmara de Joinville aprovou os pareceres favoráveis aos três projetos de mudanças nas regras previdenciárias. As propostas tiveram emendas. Agora, a próxima etapa é a análise pelas comissões de Saúde e de Finanças, a última fase antes da votação em plenário. Grupos de servidores se manifestaram, dentro e fora da Câmara, contra a reforma, mais uma vez.
Continua depois da publicidade
> Servidores manifestam contra reforma da Previdência em Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Nas sessões anteriores da comissão, a votação dos admissibilidade dos projetos não foi realizada devido a pedido de vista, o que suspende a tramitação por 24 horas; e por decisão liminar que questionou deliberação interna. Com a derrubada da liminar e a impossibilidade de mais pedidos de vista, a tramitação foi retomada na terça-feira pela comissão e concluída nesta quinta pela comissão.
Os pareceres pela admissibilidade foram aprovados pelo relator Alisson Julio (Novo), Brandel Junior (Podemos) e Osmar Vicente (PSC). Os votos contrários foram de Cláudio Aragão (MDB) e Lucas Souza (PDT). Entre os vereadores governistas, havia a expectativa de voto favorável de Lucas à admissibilidade, afinal, o pedetista assinou as emendas à reforma.
Continua depois da publicidade
Na reunião desta manhã, foram rejeitados uma série de requerimentos com pedido de suspensão da tramitação. As alegações eram de necessidade de realização de audiência pública já agora, análise pelo plenário de continuidade da tramitação por causa do período excepcional (pandemia) e pedido de elaboração de novo cálculo atuarial.
Até o final da manhã desta quinta-feira, ainda não estava definido quando as comissões de Finanças e de Saúde começam a se reunir para discutir a reforma. Há possibilidade desse primeiro encontro ser realizado já nesta sexta-feira, de forma extraordinária.