A preferência por ciclovias na ampliação das vias para ciclistas é uma das recomendações da revisão do Plano Viário de Joinville, apresentada em audiência pública realizada na noite de quinta-feira. O encontro é uma das últimas etapas antes do envio do projeto para a Câmara de Vereadores, o que deve ocorrer no início de 2023.

Continua depois da publicidade

> Quais obras são propostas na revisão do Plano Viário de Joinville

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A malha viária para ciclistas foi um dos temas mais debatidos na apresentação feita pelo consórcio contratado pela prefeitura de Joinville para elaborar os estudos sobre a revisão do Plano Viário. A proposta é de ampliação da atual rede de 184 km (dado de 2019) para 433 km, a maior parte por meio de ciclovias. A ampliação seria em vias já existentes e, também nas futuras, com traçado recomendado pela revisão.

Na atual rede cicloviária, nem 10% das vias são formadas por ciclovias – a grande parte, quase 80%, é o modelo de ciclofaixa, com a delimitação de um espaço na rua por meio da sinalização. A preferência pelas ciclovias, conforme a revisão, é por causa da segurança, afinal, são vias fisicamente separadas das pistas dos demais veículos.

Continua depois da publicidade

Além da ampliação das vias para ciclistas, com apresentação de mapa das ruas recomendadas, há outras sugestões, como mais bicicletários, semáforos para bicicletas, separação nas vias compartilhadas, sistema de compartilhamento dos veículos, em exemplos.

A ampliação do transporte ativo, por meio da bicicleta e dos deslocamentos de pedestres, é uma das principais diretrizes do novo Plano Viário de Joinville. Além das vantagens em saúde dos usuários e maior economia, há a intenção de redução no número de veículos motorizados nas ruas.

> Revisão do Plano Viário de Joinville sugere mais 300 km de corredores de ônibus

> Joinville tem um milhão de viagens por dia; 44% por meio de carros

> Adriano Silva veta, em média, dois projetos da Câmara de Joinville por mês

> Águas de Joinville busca propostas para gastar menos com destino de lodo

Destaques do NSC Total