Em levantamento preliminar, a rede municipal de saúde de Joinville tem déficit em torno de 350 servidores, incluindo postos de saúde, unidades de pronto-atendimento e hospital. São vagas de funcionários que saíram (aposentadoria, pedido de demissão etc.) e não foram substituídos. O dado foi apresentado na Câmara de Vereadores pela secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, em reunião da comissão especial de saúde. O quantitativo final deve ser divulgado nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A apuração sobre o déficit de vagas foi uma iniciativa da secretária Tânia, que fez a solicitação aos diretores da pasta. O levantamento será utilizado nas tratativas sobre o futuro concurso público na área da saúde, em preparação pela prefeitura. Não há data prevista para o lançamento do certame. O último concurso geral para vagas na saúde na rede municipal foi realizado em 2014.

Desde então, a contratação tem sido de funcionários temporários, por meio de processos seletivos. No ano passado foi realizado concurso para servidores efetivos, mas exclusivo para médicos do programa Saúde da Família. Além do déficit, haverá necessidade de contratação de servidores para as novas unidades de saúde a serem ativadas. A prioridade será a atenção primária (postos de saúde). Presente na reunião da comissão de Saúde, o Sindicato dos Servidores de Joinville (Sinsej) apontou sobrecarga dos funcionários, citando existência de déficit de servidores ainda antes da pandemia.

Estacionamento rotativo de Joinville vai entrar na lista de futuras concessões

Continua depois da publicidade

Repasse para hospital de Joinville deve sair até dia 15; ainda há pendência

Proposta na Câmara de Joinville quer mudar regras para comércio ambulante

Prazo para conclusão de obra de R$ 10 mi na zona Sul de Joinville é até março de 2024

Duplicação de acesso em Joinville tem liberação ambiental; obra ainda sem data

Joinville poderá contar com banco de dados sobre voluntários

Destaques do NSC Total