O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Dona Francisca está solicitando plano de ação do governo do Estado para a SC-418 para enfrentamento dos impactos das interdições da BR-376. A interrupção do trânsito na rodovia federal no Paraná provoca aumento do trânsito na estrada estadual entre Joinville e Campo Alegre. A ata da moção, aprovada no início do fevereiro, foi publicada na semana passada. A prefeitura encaminhou a demanda ao governo do Estado, onde a solicitação está sendo analisada.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Responsável pelo acompanhamento do cumprimento do plano de manejo de uma unidade de conservação, entre outras tarefas, o conselho é formado por representantes do poder público e de entidades envolvidas. O plano de ação cobrado é para identificação dos eventuais riscos na SC-418 quando a rodovia vira desvio por causa da interrupções na BR-376. Uma das análises é referente à passagem de ambulâncias e veículos da Defesa Civil.
A moção quer também campanha de comunicação em caso de interrupção, como forma de alertar os usuários; coordenação das equipes de segurança, parceria com as prefeituras, monitoramento e preparação de equipes de emergência. Além dos impactos com os fechamentos na BR-376 (o último ocorreu na semana passada, com liberação na última segunda, a SC-418 também enfrentou períodos de restrição de trânsito por causa das chuvas.
Saúde de Joinville tem cobrança de R$ 6,2 milhões ao Estado
Continua depois da publicidade
Lista cresce em 2023 e Joinville tem planos para dez concessões
Por que demora tanto para a construção da Ponte Joinville
Ainda em patamar alto, mortes no trânsito em Joinville têm queda em relação à década passada
Joinville prepara agora a concessão de abrigos de ônibus
Custo dos três hospitais estaduais em Joinville é de R$ 40 milhões mensais