Depois de uma lista extensa no passado, Joinville tem neste momento o planejamento de construção de apenas mais um elevado, além da obra já em andamento no Distrito Industrial (na rotatatória da Schulz). Trata-se da estrutura de 155 metros na rótula do Tecelão, perto da Döhler, em obra complementar à duplicação de segmento da Dona Francisca. As obras estão em fase de projeto e poderão ser bancadas, futuramente, pelo governo do Estado. Não há nenhum outro elevado previsto para área urbana de Joinville, pelo menos em fase de projeto ou contratação de obras.

Continua depois da publicidade

> Doação de áreas a Joinville vai permitir abertura de via projetada em 1981

​​​​​​​​​​​​​> ​​​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A lista de locais sugeridos para elevados em Joinville ao longo de décadas é extensa. O cruzamento da continuação da Marquês de Olinda com a Ottokar Doerffel é um dos mais citados e até chegou a ser analisado no atual governo municipal. Mas a proposta está praticamente descartada – não há recursos suficientes nem para a duplicação da Ottokar – e outra solução deve ser adotada no local.

No passado, houve sugestões para o Santos Dumont (no cruzamento com a João Colin e na Arno Waldemar Döhler), Beira-rio, Santo Agostinho, Paulo Schroeder, entre outras. Foi erguido apenas o elevado da Santos Dumont, com a Tuiuti, construído pelo governo do Estado em 2018, durante a duplicação da avenida. Foi por insistência da Acij que o atual elevado em construção no Distrito Industrial está sendo erguido.

Continua depois da publicidade

Os motivos

A falta de recursos em uma cidade com centenas de quilômetros de vias sem pavimentação – a última atualização apontou 660 km sem revestimento – aliada ao temor dos impactos urbanísticos das estruturas em áreas de maior densidade populacional deixaram os elevados em segundo plano ao longo dos anos em Joinville. Agora, nem aparecem mais em listas de obras futuras, com exceção do elevado da rótula do Tecelão.

> Conselho de Saúde de Joinville quer “urgência” em concurso público

> Previsão de telemedicina na rede municipal em Joinville tem polêmica

> O que será tema no Conselho da Cidade de Joinville; advogado é o novo presidente

> Pesquisa aponta quanto custa comer fora em Joinville

> Proposta em Joinville quer mudar lei sobre oferta de molhos em lanchonetes e restaurantes​​

Destaques do NSC Total