O governo Adriano Silva quer a retomada de uma secretária específica para desenvolvimento, cuja última versão foi extinta em 2017, ainda no governo Udo Döhler. Na proposta enviada à Câmara de Vereadores, no projeto da reforma administrativa, está prevista a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Sede. Na prática, a futura pasta vai absorver parte das funções da atual Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, a Sepud, além de outras tarefas.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville envia reforma administrativa à Câmara: veja dez principais pontos
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Pelo projeto da reforma, a futura nova pasta terá um secretário, duas diretorias executivas, três gerências e onze coordenadorias (1 e 2), além de servidores efetivos. Pela descrição na proposta, a secretaria terá o incentivo ao empreendedorismo como principal objetivo, incluindo com incentivo aos “negócios nacionais e internacionais” e o “intercâmbio educacional e cultural”.
A Sede vai assumiu as ações na agricultura, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), que deixará a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A UDR substituiu a antiga Fundação 25 de Julho e, pela primera vez, o setor rural será subordinado a uma pasta de desenvolvimento. O Cepat também passa a ser subordinado à nova secretaria.
Continua depois da publicidade
HISTÓRICO
A pasta do Desenvolvimento, em formato com semelhança ao pretendido pelo governo Adriano Silva, surgiu em fevereiro de 1997, na reforma promovida por Luiz Henrique no início do segundo mandato. Era a Secretaria de Desenvolvimento e Integração, sucessora de parte das tarefas da Codeville, criação de Pedro Ivo em 1974 – as demais funções da antiga companhia passaram para a Conurb, extinta no governo Carlito, em 2012.
Na primeira reforma de Marco Tebaldi, pouco depois de ser empossado como prefeito após a saída de LHS, em 2002, a pasta virou a Secretaria da Qualidade, Desenvolvimento e Integração. No final de 2004, após nova reforma, surgiu a Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico. A estrutura se manteve até 2017, quando foi extinta no governo Udo junto com cinco fundações e a Amae. Portanto, o atual projeto é a quinta reforma administrativa envolvendo a pasta do Desenvolvimento.
> Proposta em Joinville quer criar “adoção” de pontos de ônibus
> Obras em praça no Centro de Joinville devem ser concluídas em junho
> Edital de R$ 69 milhões para obras em Joinville não tem interessados
> Obra na rua dos Suíços avança e trecho no Costa e Silva depende de liberação em Joinville
> Com 25 mil eleitores a mais desde 2018, cadastro de Joinville aponta avanço da população
> Prefeitura de Joinville quer contratar plano municipal de mineração