O trem entre Minas Gerais e Espírito Santo, citado pela prefeitura de Joinville como formato a ser seguido na região, vai oferecer viagens noturnas a partir de janeiro. A ferrovia com 664 quilômetros é a única de longa distância no País a contar com transporte de passageiros, entre Belo Horizonte e a região metropolitana. A oferta do Trem de Férias faz parte do acordo de renovação da concessão da ferrovia, operada pela Vale.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Em 2021, a prefeitura de Joinville solicitou ao Ministério dos Transportes a volta do transporte de passageiros na ferrovia, nos “modos da concessão da ferrovia da Estrada de Ferro Vitória a Minas”. “Entende-se que inicialmente é possível o transporte partindo do Oeste do município, até o município de São Francisco do Sul; possibilitando não somente o transporte de trabalhados e estudantes que se deslocam entre os bairros e os municípios de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul, mas também com cunho turístico”, alegou a prefeitura, em documento assinado pelo prefeito Adriano Silva.

No mesmo ofício, foi solicitada a implantação de cronograma com horário da passagem dos trens de carga na área urbana, como forma de organizar o trânsito. Houve também pedido para liberação das faixas de domínio da ferrovia para a instalação de vias para pedestres e ciclistas. O ministério respondeu que as demandas poderiam ser tratadas no momento da nova concessão da Malha Sul, ou mesmo da prorrogação.

Há cronograma para leilões da malha, dividida em três lotes, no final de 2026. Por enquanto, a volta do trem de passageiros não está em discussão. Joinville não contam com o transporte ferroviário de passageiros desde 1991, quando a RFFSA encerrou o serviço das litorinas. Até então, era feito o trajeto entre Corupá e São Francisco do Sul.

EXECUTIVO E ECONÔMICO

O trem diurno entre Minas Gerais e Espírito Santos é diário. Às 7h, há partida de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, com destino a Belo Horizonte, com chegada por volta de 20h30. No sentido inverso, trem parte da capital mineira às 7h, com viagem até Cariacica. Conforme a descrição da Vale, o trem tem carros executivos e econômicos. Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 pessoas. Já nos econômicos contam com 75 lugares.

Continua depois da publicidade