Autorizada neste final de semana, a duplicação da PR-412 será realizada entre Garuva e Guaratuba pelo governo do Paraná, em segmento de 12,8 km entre a divisa entre os dois Estados e o acesso a Balneário Coroados. O investimento será de R$ 254,5 milhões. A “continuação” da rodovia parananense em Santa Catarina, a SC-417, também será duplicada pelo governo do Paraná, em segmento até a BR-101. Nesse caso, a obra faz parte do acordo dos royalties, já homologado pelo STF que teve convênio assinado pelos governadores Jorginho Mello e Ratinho Junior no sábado.
Continua depois da publicidade
Confira imagens da PR-412
A contratação da duplicação foi feita de forma integrada, com projetos e obras no mesmo edital. Neste momento, começa a etapa de 12 meses para os projetos básico e executivo. Depois, será a vez das obras, com prazo de 18 meses para a conclusão. O projeto indica a construção de pista paralela, com restauração e alargamento das atuais faixas. Conforme o governo do Paraná, as pistas serão separadas por canteiro central de 2,2 metros.
Em modelo que também será adotado pelo governo de Santa Catarina na duplicação da SC-416, de acesso à região portuária de Itapoá, primeiro será construída a nova pista. Depois, com a transferência do tráfego, a pista atual será reformada. As etapas foram definidas para reduzir o impacto no trânsito.
No cruzamento da SC-412 com a PR-808, de acesso a Itapoá, a intersecção em nível vai passar por readequação. A partir desse ponto, será implantada ciclovia até o perímetro urbano de Guaratuba. Também estão previstos três retornos em nível, realocação de redes e melhorias na drenagem. A duplicação da rodovia no Paraná será integrada à ampliação da SC-417, ainda a ser licitada.
Veja o vídeo
Continua depois da publicidade












