Uma pequena barbearia em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, foi o ponto de partida para a trajetória de Alcidino Eduardo Fernandes no comércio. Entre cortes de cabelo, vendas de penas de ganso e relógios, o empreendedor construiu o caminho que deu origem à Alcidino Joalheria e Ótica, uma empresa familiar com 65 anos de história.
A venda das penas de ganso permitiu que Alcidino começasse a comprar relógios para revender. Interessado no ramo, fez um curso de relojoeiro por correspondência e passou a investir na profissão.
Em 1961, abriu a primeira Joalheria e Ótica Alcidino em Santa Rosa do Sul. Nas décadas seguintes, a marca chegou a outras cidades catarinenses.
Como começou a Joalheria e Ótica Alcidino
Antes de trabalhar com joias e óculos, Alcidino encontrou nos relógios uma oportunidade de negócio. A revenda das peças, iniciada após o comércio de penas de ganso, ganhou espaço em sua trajetória com a formação em relojoaria.
Depois da primeira loja em Santa Rosa do Sul, vieram estabelecimentos em Araranguá, Criciúma, Tubarão, Florianópolis e Sombrio.
Atualmente, a empresa mantém cinco unidades no Sul catarinense: duas em Criciúma e uma em Araranguá, Sombrio e Tubarão.
Empresa familiar atravessa três gerações
A história iniciada por Alcidino e Teresinha segue ligada à família. Segundo a empresa, três gerações participam da continuidade da marca.
Em abril de 2026, a Alcidino celebrou os 65 anos com uma campanha voltada ao resgate de memórias, histórias e campanhas antigas. A iniciativa destacou as relações construídas desde a abertura da primeira loja.
Mais de seis décadas depois, a rede mantém no Sul catarinense a presença de um negócio que teve seus primeiros passos em uma barbearia de Braço do Norte.
