O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou na noite desta sexta-feira (11) o sigilo de mais 39 processos relacionados ao caso Master. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre 18 processos e inclui outros 20.
Entre os processos disponíveis, estão o relacionado ao filme “Dark Horse” e o senador Flávio Bolsonaro (PL), sobre o ex-governador do RJ Cláudio Castro (PL) e sobre os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Ciro Nogueira (PP-PI).
O que dizem os processos liberados
Entre os procedimentos que tiveram o sigilo levantado estão investigações envolvendo nomes da política e operações relacionadas ao Banco Master.
- Dark Horse: o inquérito trata do financiamento de uma cinebiografia de Jair Bolsonaro. Segundo a investigação, o senador Flávio Bolsonaro teria atuado como “interlocutor direto” com Daniel Vorcaro para buscar recursos, que depois seriam geridos por Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. Flávio e Eduardo negam irregularidades.
- Ciro Nogueira: o processo apura uma suposta atuação do senador no Congresso em favor de Vorcaro e do Banco Master. A Polícia Federal aponta possível pagamento de vantagens financeiras. Ciro nega as acusações.
- Cláudio Castro: a investigação apura supostas irregularidades no aporte de R$ 3,6 bilhões feito pelo Rioprevidência ao Banco Master. A PF suspeita de uma manobra na direção do fundo para viabilizar operações consideradas de alto risco. Castro nega irregularidades.
- Jaques Wagner: o inquérito trata da relação do senador com Augusto Lima, ex-sócio do Master. Os investigadores apontam supostos repasses a uma empresa de familiares de Wagner e a aquisição de um apartamento de luxo em Salvador. O senador nega ato ilícito ou benefício ao banco.
PGR e ministros questionaram divulgação parcial
Ao pedir a retirada do sigilo, a PGR argumentou que a divulgação de apenas parte dos documentos poderia criar uma “ideia equivocada de transparência”. Segundo o órgão, a lista de documentos liberados por Mendonça deixava de fora procedimentos ligados ao núcleo principal da investigação.
Mais cedo, os ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin encaminharam ofícios a Fachin defendendo medidas semelhantes às propostas pela PGR para ampliar o acesso aos documentos relacionados ao caso Master.
Os pedidos foram apresentados às vésperas da sessão marcada para a próxima terça-feira (15), quando o plenário do STF deve analisar o relatório da Polícia Federal sobre mensagens entre o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes.





