Você quer eliminar peso e ganhar músculo? Então, preste atenção nas observações do educador físico Adriano de Oliveira Silva. Ele enumerou os 10 erros que muitas pessoas cometem quando praticam atividade física.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

1. Evitar o aquecimento

O aquecimento melhora o desempenho e prepara as articulações para determinados movimentos. Se essa etapa for pulada, há risco de acontecer lesões – o que impedirá o sucesso do treino.

​​> Alimentos que influenciam na saúde e beleza da pele

2. Não treinar braços

Treinar o corpo todo é essencial. Não adianta ter pernas fortes e definidas e braços flácidos e fracos. Converse com seu professor de educação física e veja que, com poucos exercícios, a musculatura dos membros superiores ficará mais firme.

Continua depois da publicidade

3. Fazer o mesmo exercício

Quanto mais treinado você é, menos treinável você fica. Quanto mais você treinar, maior será a necessidade de variação de estímulos para melhorar o desempenho. Assim, a troca de treino de forma periódica proporciona melhores resultados.

​> Crossfit para emagrecer

4. Não beber água durante o exercício

A água ajuda a regular a temperatura corporal e no funcionamento do intestino. Evitar bebê-la aumenta a densidade sanguínea, prejudica o funcionamento do miocárdio (músculo do coração), aumenta a incidência de câimbras, diminui o desempenho e ainda pode causar tonturas.

5. Uso de roupa inadequada

Parece uma dica batida, porém, vale a pena reforçar. Nem sempre a roupa mais bonita é confortável. O certo é aliar conforto, beleza e estilo. O treino com “sneakers” (tênis com salto) ou sapatilhas compromete a segurança de quem está treinando.

> Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração

6. Prender a respiração durante os movimentos

Às vezes, na fase mais difícil do movimento, prendemos a respiração para dar aquela forcinha extra. Essa prática – chamada manobra de Valsalva – aumenta a pressão intra-abdominal e intratorácica, logo, aumenta os batimentos cardíacos. A técnica pode ser responsável por tonturas e desmaios. Durante a prática muscular, o importante é manter a respiração sincronizada ao movimento.

Continua depois da publicidade

7. Forçar a coluna

Quando for fazer o exercício leg press no equipamento adequado, tome cuidado para não estender muito as pernas, pois pode forçar a articulação e causar danos à coluna.

> 15 dicas para emagrecer com saúde

8. Montar o próprio treino

Evite se aventurar sozinha na musculação. Um treino elaborado por um professor será periodizado e estará de acordo com seus objetivos.

> Veja como a prática da Ioga pode melhorar sua saúde física e emocional

9. Compensar o fim de semana

Não adianta “se matar” na sala de musculação após exagerar no consumo de alimentos calóricos. O aumento excessivo no tempo de treino e na intensidade dos exercícios provoca lesões e diminuição no rendimento. Mantenha a regularidade nos treinos e a disciplina na dieta para ter resultados duradouros.

10. Treinos muito extensos

O exercício físico promove uma série de melhorias para a saúde, mas, se realizado por um longo período dentro da mesma sessão de treinamento, prejudica a saúde. Treinos de alta qualidade e que proporcionam resultados são realizados em menos de 1 hora.

Continua depois da publicidade

​​> Receitas de saladas simples e deliciosas

Leia também:

5 mitos e verdades sobre dietas

> Sucos leves para o verão

Reeducação alimentar: veja os benefícios e saiba como começar

Destaques do NSC Total