nsc
nsc

Nutrição

Reeducação alimentar: veja os benefícios e saiba como começar

Alimentação equilibrada auxilia no emagrecimento e oferece outros benefícios para a saúde

20/12/2021 - 15h52

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Alimentação equilibrada
Alimentação equilibrada
(Foto: )

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental. Ela ajuda a incorporar hábitos alimentares saudáveis. “No processo de reeducação, a pessoa se conscientiza de grande parte de seus erros alimentares e acaba compreendendo o que precisa ser mudado”, explica a nutricionista Márcia Loureiro.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Sem restrições de comidas

Um ponto interessante é que neste método não há restrição total de nenhum nutriente e não há grandes proibições. “Seus hábitos são respeitados, assim como suas preferências, cultura e características socioeconômicas, pois quanto mais próximo de sua realidade, mais fácil será o processo de mudança”, completa a nutricionista.

Adequando à rotina

O primeiro passo é diminuir o consumo daquelas coisas que fazem mal e dar preferência aos alimentos saudáveis. O nutricionista irá adequar sua rotina de acordo com os alimentos que você gosta e te ajudar a perceber que comidas saudáveis também podem ser saborosas.

>Receitas de saladas simples e deliciosas

Indicada para todos

A reeducação alimentar não é recomendada só para quem deseja eliminar peso, ela pode ser indicada também para ganho de peso ou para evitar e combater doenças. “A ciência da Nutrição evoluiu muito nas últimas décadas e hoje sabe-se que a alimentação, aliada ao estilo de vida (exercício, controle do estresse, tabagismo etc.) têm enorme influência na prevenção e controle das doenças crônicas”, afirma Márcia Loureiro.

>Diabetes: tipos, causas, prevenção e tratamentos

A nutricionista diz que para a reeducação é preciso: conhecer os alimentos, o que deve ser aprendido com a orientação por parte de um profissional capacitado; ter vontade de mudar hábitos e, principalmente, ter disciplina, já que é um processo a ser mantido por toda a vida.

Diferenças entre reeducação alimentar e dieta

Muitas pessoas acreditam que a reeducação alimentar é uma forma de dieta, mas existe uma grande diferença entre as duas. Durante uma dieta é preciso fazer restrições de determinados alimentos até atingir o peso desejado. Porém, esse peso é recuperado logo após, porque a pessoa volta a comer os mesmos alimentos calóricos que havia parado.

> Nutricionista derruba mitos sobre alimentação e afirma que dietas engordam

Já a reeducação alimentar, consiste em verificar os erros e acertos na alimentação e inserir novos hábitos saudáveis para o possível emagrecimento, por meio de refeições balanceadas e que não exigem proibições.

Leia também:

O poder da alimentação no controle do colesterol

Dicas e chás para detoxificar  rins, fígado e pâncreas

Receitas de saladas simples e deliciosas

Colunistas