Uma área de floresta nativa foi degradada no interior de São Joaquim, na Serra catarinense, na localidade de Morro Grande. No local, a polícia identificou a derrubada de 114 exemplares de pinheiro-brasileiro (Araucária-angustifolia), espécie ameaçada de extinção. A fiscalização aconteceu no último sábado (30) e a informação foi divulgada nesta quarta-feira (3).
Continua depois da publicidade
Segundo o Comando da Polícia Militar Ambiental, o desmatamento atingiu espécies da Floresta Ombrófila Mista, em estágio médio de regeneração, além de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Durante a fiscalização, a polícia registrou imagens por georreferenciamento e aerolevantamento com drone, que servirão de base para mapas técnicos da área impactada.
Veja fotos
No local, os agentes também encontraram uma escavadeira em operação e apreenderam cerca de 25m³ de madeira beneficiada, incluindo tábuas, caibros e ripas, além das toras de araucária, correspondentes a 114 árvores suprimidas.
A área foi embargada como medida administrativa para interromper os danos e possibilitar a recuperação ambiental. Todo o material em madeira e a máquina utilizada foram apreendidos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Madeira de espécie ameaçada de extinção é apreendida em pequena cidade de SC
 
				 
                            
                            



