O mercado automotivo cresceu 7% no primeiro semestre e boa parte disso se deve a tantos lançamentos. Mas os próximos seis meses prometem mais novidades, reforçadas mais ainda pela realização da 31ª edição do Salão do Automóvel, entre 22 e 30 novembro, em São Paulo.
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Com as aberturas das fábricas da BYD e da GWM nos próximos meses e novas marcas chinesas que chegam ao Brasil, o ano de 2025 ainda reserva muitas surpresas para quem quiser comprar um carro novo.
As novidades devem ultrapassar 40 lançamentos, incluindo carros de menor volume e novas versões de modelos já existentes.
Vamos elencar os 20 mais importantes veículos (e confirmados) que iniciam sua produção ou estreiam em nosso mercado. Confira!
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Os lançamentos imperdíveis deste semestre
Chevrolet Tracker: O SUV compacto ganha um facelift para enfrentar a chegada do novo VW Tera. O mais perceptível é a nova frente, com faróis divididos, novo elemento na grade e interior mais tecnológicos, com o chamado Cockpit Virtual, que integra o Mylink ao painel digital de instrumentos. Deve ser o primeiro lançamento entre 5 novidades para as próximas semanas, uma ofensiva para marcar território em seu ano de 100º aniversário.
Chevrolet Spark: o SUV compacto 100% elétrico importado da China promete boa autonomia e preço competitivo.
Chevrolet Captiva EV: o SUV média retorna ao Brasil, também importado da China, mas agora totalmente elétrico, e autonomia estimada em 400 km.
Chevrolet Onix e Onix Plus: O compacto, nas versões hatch e sedã, ganha nova geração depois de seis anos no mercado. Novos faróis, grade e para-choques devem ser os principais elementos no design. O Onix muda mais por dentro, com um multimídia com tela maior e mais moderno, mais tecnologia (carregador por indução e ajustes no volante), e assistências ao motorista (Adas). Motores devem passar por atualizações, além de melhorias na correia dentada e garantia estendida de 5 anos.
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Ford Territory: A versão atualizada do SUV, que chega este mês, traz mudanças no design, tecnologia e motorização. Entre as novidades, faróis full-led em L, nova grade com detalhes cromados, rodas de 19” e acabamento interno mais sofisticado e melhorias tecnológicas. A versão Titanium mantem o preço de R$ 215 mil.
Geely EX5: De volta ao Brasil, a chinesa inicia as vendas do SUV elétrico este mês. De porte compacto e design moderno se destaca pelo bom espaço interno. Tem motor de 218 cv e a bateria de 60,2 kWh oferece autonomia de cerca de 350 km. Interior sofisticado e equipado com diversas assistências ao motorista, o EX5 deve ser posicionado de forma competitiva no segmento de SUVs elétricos no Brasil. A operação local será em parceria com a Renault, que cuidará do pós-venda e terá acesso à fábrica em São José dos Pinhais, embora as lojas das marcas permaneçam separadas.
GWM Haval H9: A marca já anunciou oficialmente o novo SUV grande 4×4 com produção em Iracemápolis (SP), com motor 2.4 turbodiesel de 186 cv, câmbio automático de 9 marchas e capacidade para levar sete adultos em configuração 5+2. Chega em setembro.
GWM Poer P30: A picape média com produção nacional terá o mesmo motor do H9, turbodiesel de 186 cv, robusta e luxuosa. A expectativa fica para a estratégia de preços, embora a GWM não costume ser tão “agressiva”. A decisão pelo diesel é para que tenha maior aceitação em regiões remotas do País, embora a marca não descarte uma versão híbrida plug-in no futuro. Primeiras unidades devem estar nas lojas em setembro.
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Honda Civic: O sedã médio recebeu uma leve reestilização frontal (novo para-choque, grade redesenhada e tomadas de ar verticalizadas). Por dentro, maior conectividade, com os serviços Google embarcados e uma nova tela de 10,2”. Sistema híbrido foi mantido assim como seu preço de R$ 265.900. Nas lojas este mês.
Honda HR-V: O SUV que vem crescendo nas vendas passa por renovação. Na frente, nova grade em black piano. Atrás, uma barra de LED que conecta as lanternas. No interior, destaca-se uma central multimídia flutuante com moldura fina e um console central integrando motorista e passageiro. Motores aspirado e turbo foram mantidos. Previsão de chegar este mês.
Honda City Touring Sport: Uma versão esportivada do hatch topo de linha traz itens exclusivos, como teto preto, rodas e capas de retrovisores na mesma cor, grade em black piano, faróis esportivos, ponteira de escape e pedaleiras esportivas. A cor vermelha Supernova será exclusiva dessa versão. Motor é o mesmo 1.5 de 126 cv do restante da linha e deverá custar acima de R$ 152 mil.
Honda WR-V: O novo SUV compacto da marca será produzido em Itirapina (SP), inspirado no modelo Elevate, vendido na Ásia. O WR-V será construído sobre a mesma plataforma do City e terá 4,31 m de comprimento. O objetivo da Honda é posicioná-lo como SUV de entrada, para custar até R$ 150 mil. O motor deve ser o mesmo do City e futuramente ganhará uma variante híbrida convencional.
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Leapmotor C10: Em parceria com a Stellantis, a marca chinesa planeja iniciar vendas no Brasil nos próximos meses do SUV elétrico médio-grande C10, com motor de 231 cv e bateria de 70 kWh, o que deve lhe dar autonomia de cerca de 400 km no padrão Inmetro, e preços em torno de R$ 250 mil.
Omoda 5 HEV: A versão híbrida convencional será lançado no Brasil no último trimestre, com a pretensão de ser um dos mais acessíveis do mercado brasileiro, competindo na faixa de SUVs compactos mais caros. Seu motor 1.5 turbo a gasolina combinado à unidade elétrica rende 235 cv e vai se destaca pelo consumo de até 25 km/l em ciclo urbano. Possui interior com telas grandes, carregamento sem fio e recursos tecnológicos avançados, além de itens de segurança e assistência ao motorista.
Omoda 7 PHEV: O SUV médio-grande, previsto para ser lançado no Brasil no último trimestre, virá para brigar na mesma faixa de modelos como BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV, oferecendo design moderno, alta eficiência, motorização híbrida plug-in e potência de até 346 cv. Com autonomia elétrica de até 95 km e combinada superior a 1.200 km, destaca-se pelo baixo consumo de combustível. O interior terá acabamento refinado, grande tela multimídia e painel digital, além de um pacote completo de sistemas avançados de assistência ao motorista. Posicionado acima do Omoda 5 HEV, busca atender a um público que deseja um SUV híbrido potente, espaçoso e com tecnologia de ponta, com preço estimado na mesma faixa de modelos concorrentes.
Renault Boreal: O novo SUV médio da marca, que será apresentado esta semana, tem produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Como projeto global, o Brasil será o primeiro mercado a recebê-lo, enfrentando concorrentes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Equipado com o motor 1.3 turboflex de até 163 cv, o Boreal terá pacote Adas completo e teto solar panorâmico.
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Toyota Yaris Cross: Esperado para o fim de 2024 e depois para julho, o tão aguardado SUV compacto da Toyota só deve chegar às lojas em outubro. Obras na fábrica de Sorocaba (SP) ou até mesmo o desenvolvimento de um sistema híbrido poderiam ser os motivos do atraso. Mas se vier híbrido mesmo, o Yaris Cross já terá um trunfo diante da concorrência. Com design que lembra o RAV4, o SUV compacto não deve surpreender no interior, mantendo o bom padrão de acabamento, conteúdos e segurança.
Volkswagen Jetta GLi: O sedã, esperado para o segundo semestre, recebe uma reestilização com melhorias no visual, incluindo nova dianteira com faróis de led redesenhados, grade minimalista, para-choque remodelado com entradas em colmeia e detalhes vermelhos e rodas atualizadas. No interior, há uma maior modernização com painel digital, central multimídia com tela de 10” com conexão sem fio e recursos avançados de assistência ao motorista (Adas). A Volks deve manter o motor 2.0 TSI de 231 cv.
Volkswagen Golf GTI: O ícone retorna como uma reestilização da 8ª geração com melhorias visuais, tecnológicas e de desempenho. Previsto para o último trimestre, virá com motor 2.0 TSI de 265 cv e certamente por um preço salgado, porque será comercializado em volume reduzido.
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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
















